Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 10/05/2023 16:33

MDM recebe Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para discutir projetos de geração de emprego e renda

O MDM recebeu no dia 20 de abril a visita de Rafael Moya, advogado e especialista em economia solidária e desenvolvimento territorial, da OCESP – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, conveniada com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para articular cooperativas e empreendedores locais tendo como objetivo fomento ao cooperativismo na Capital com foco na geração de renda e no desenvolvimento econômico.

Moya falou para um público de, associados e Coordenadores do MDM, artesãos, pessoas que já passaram pelas oficinas do MDM de artesanato, empreendedorismo e mídias digitais, dirigentes da Cooperaldeia, estimulados pela entidade e por Carlos Da Mata, artesão e idealizador da oficina de Biojoia no MDM e faz parte da Cooperaldeia.

Nilda Neves, coordenadora do Movimento pediu ao representante da Secretaria que desse informações mais precisas sobre cooperativismo. Ele informou que está fazendo levantamento de cooperativas e grupos informais e associativos que poderão participar de Edital pela prefeitura.

Serão 50 grupos selecionados para incubação durante um ano, entre 2° semestre 2023 e 1° semestre 2024. Segundo ele, a incubadora ainda está sendo modulada com a pesquisa de campo.

O projeto visa dar suporte necessário para documentação, divulgação, mercado e apoio contábil, para trazer vantagens como: desenvolvimento local da comunidade, vender para setor público e privado, além de poder receber doações ou emendas parlamentares.

Explicou ainda que a cooperativa é a mistura de associação e empresa, com vantagens tributárias. Segundo Rafael a cooperativa deve ter democracia interna, pois não tem patrão, e todos cooperados são seus donos. As decisões são tomadas em assembleia e podem tirar cooperados inativos e incluir novos.

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo