Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 30/04/2025 15:02

MDM mobiliza associados(as) para 8ª Conferência da Cidade na Capital de SP

O MDM – Movimento pelo Direito a Moradia fez uma bela presença na 8a Conferência Municipal da Cidade/SP, realizada nos dias 26 e 27 de abril no Ginásio do Pacaembu. Estiverem presentes os associados e associadas dos núcleos Guarapiranga I e II, Piraporinha, Taipas e Cidade Tiradentes. O movimento inovou ao produzir coletes e uniformizar todo seu grupo, criando impacto visual e dando sentido de organização.

A Conferência Municipal foi precedida de 15 encontros regionais que ouviu uma parcela da população a respeito “da cidade que queremos” e tratou dos temas de habitação, meio ambiente e mudanças climáticas, mobilidade urbana e transporte público, e gestão democrática da cidade. Os coordenadores do MDM se dividiram principalmente nos grupos sobre moradia e mobilidade, junto com associados que também se manifestaram neles.

Todos os coordenadores presentes assumiram tarefas de panfletagem, organização dos associados e visual do MDM, trabalhando como uma equipe bem sintonizada, enquanto que os membros do movimento tiveram um comportamento exemplar participando durante os dois dias e superando os problemas que foram criados pela organização da prefeitura que deixou a desejar na estrutura, acomodação e alimentação dos participantes, o que gerou até moções de protesto entre os presentes. Tonhão, coordenador do MDM, apresentou uma Moção, que foi aprovada pelo plenário pedindo a duplicação da Av. M’ Boi Mirim.

Na plenária final houve a aprovação das 5 propostas dos grupos de trabalho, sendo pelo menos uma por cada tema para o município, e também 12 propostas usando os mesmos critérios para o estado. Como última etapa da Conferência ocorreu exatamente a eleição dos delegados que irão para 7a Conferência Estadual das Cidades, entre 27 e 28 de junho. Entre as principais entidades que concorreram aos delegados(as) estavam UMM, CMP, MTST e FACESP, a qual o MDM é filiado

O MDM conseguiu levar 150 associados(as), considerado um bom número por seus coordenadores, embora tivesse potencial para muito mais. Assim sendo, o movimento elegeu Nilda e Tonhão como delegados titulares e Dalva e Jair como suplentes. Juntando com outras entidades da FACESP, o número chegou a 225 participantes, elegendo no total 7 titulares e seus suplentes, sendo a 4a força da conferência, numericamente.

por Tonhão – Coordenação Comunicação MDM

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo