Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

FUNCIONAMENTO E ORGANIZAÇÃO

O papel de um movimento como o MDM está em aglutinar todos os trabalhadores que estão excluídos das condições necessárias para conseguir sua moradia e consequentemente alcançar outros direitos. Desta forma, um aspecto importante está em sua organização interna que, no exercício de inclusão, prioriza sempre o caráter coletivo de direção colegiada e autossustentável, a partir da contribuição de seus/suas associados(as).

O MDM se organiza de baixo para cima e de cima para baixo, ou seja, cada núcleo tem uma coordenação local que varia de 03 (três) a 05 (cinco) pessoas, de acordo com o tamanho de cada núcleo. Acima da coordenação local há a coordenação geral do MDM que envolve ao menos um membro de cada núcleo, quer dizer: todos os núcleos têm participação na direção do movimento. Nesse sentido o MDM atua como uma organização geral de movimentos de moradia, representando todas as regiões da cidade.

O MDM tem sua forma de organização de luta baseada numa coordenação colegiada, ultrapassando aquela forma tradicional de um líder personalista. As opiniões dos núcleos são discutidas e aprovadas pela maioria dos coordenadores e repassadas novamente aos núcleos, que também fazem suas reuniões e tem o papel de organizar o movimento no seu bairro. O Fórum máximo de deliberação é a Assembleia Geral dos Associados

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo