Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 16/04/2023 09:05

MDM faz reuniões e constata crescimento do movimento, enquanto organiza a luta em Defesa da SABESP e contra sua Privatização

Entre os dias 15 e 16 de abril, o MDM reuniu seus núcleos para tratar de pautas como: o Novo Minha Casa Minha Vida – Entidades, a luta contra a privatização da SABESP, Projetos de Moradia e o Plano Diretor Estratégico. Também deram informes sobre reuniões que tiveram com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e a Secretaria Nacional de Habitação/Ministério das Cidades.

No sábado (11) pela manhã aconteceu a reunião do Núcleo do Projeto Tiradentes, em Guaianases, e a Coordenadora Geral, Nilda Neves falou das boas perspectivas para o Projeto Tiradentes que é financiado pelo Minha Casa Minha Vida – Entidades. Disse que “durante os últimos 4 anos todas as obras foram paralisadas, mas Lula agora retomou o Programa, e após reuniões realizadas durante a semana (11 e 12 abril) com a Vice-Presidente da CAIXA – Inês Magalhães e o Secretário Nacional de Habitação – Hailton Madureira, a confiança foi retomada”.

Na parte da tarde, na reunião do Núcleo de Taipas foi dada a informação sobre o Programa “Pode Entrar”, que financia o Projeto, e da importância da aprovação do regulamento de obras, que é obrigatório, por parte das famílias. O diretor do SINTAEMA, Israel Domingos de Souza foi convidado para falar da importância da defesa da SABESP que está sendo ameaçada de privatização pelo governador Tarcísio de Freitas. Ele registrou que em cidades do Brasil e do mundo, a privatização do saneamento foi um fracasso.

No dia 12, as 10h, na reunião do Projeto Guarapiranga, que atenderá 480 famílias, Nilda Neves falou do andamento do Projeto e apresentou a técnica da COHAB, Michele Ticci e o arquiteto Claudio Kaany. Maurílio Chiaretti, arquiteto responsável pelo projeto, apresentou as últimas alterações que incluíram a varanda nos apartamentos e colocou o atendimento de 60% dos apartamentos com garagem. O presidente da CTB e Diretor do SINTAEMA, René Vicente fez sua segunda palestra – a primeira foi no dia anterior em Guaianazes – contra a privatização da SABESP e os malefícios a população de São Paulo.

Na última reunião do fim de semana (12), realizada no Núcleo do Piraporinha, onde o número de associados aumentou significativamente, Nilda e Tonhão falaram aos novos associados da importância da organização popular pelo Direito a Moradia e da consciência para lutar pelos direitos. Nilda chamou o convidado, Rene Vicente que ali falou para todos sobre a privatização da SABESP, esclarecendo que a população mais pobre pagará a conta com tarifas mais alta e perda da qualidade do serviço oferecido ao povo.

Foram muitos encaminhamentos tirados nas 4 reuniões dos núcleos do MDM: 1º – Participar do Ato em Defesa da Habitação e da democracia no Plano Diretor; 2º – Participar do Ato do 1º de Maio; 3º – Associados(as) contribuir com a venda das rifas para organização do 16º Encontro da Moradia, em Julho; 4º – Núcleo Guarapiranga começou a receber um grupo de estudantes da Faculdade Anhanguera que firmou parceria com o movimento e poderá apoiar associados que necessitem. Ao final, os pais e as crianças receberam ovos de páscoa, conseguidos pela parceria do MDM com a Cacau Show.

por Tonhão – Coordenador Comunicação MDM

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo