Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 03/04/2023 09:21

MDM defende a Habitação Popular em debate do Plano Diretor

Ontem (3), o coordenador do MDM, Tonhão e outras associadas do MDM estiveram presentes no Seminário – “Revisão do Plano Diretor de São Paulo: os impactos na vida da população da nossa Cidade”, promovido pelo PCdoB – SP, na Câmara Municipal, com a participação dos vereadores Eliseu Gabriel e Toninho Vespoli, além de Ivan Maglio, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados/USP.

O Plano Diretor é muito importante para a cidade pois trata do crescimento ordenado da cidade e de toda a política de desenvolvimento urbano. Infelizmente a prefeitura não está fazendo a coisa da forma correta para permitir a plena participação popular. Mesmo assim ela entregou o Projeto na Câmara para os vereadores discutirem, alterarem e aprovarem até maio. Vai caber aos movimentos impedir que o plano que venha a ser aprovado prejudique ainda mais a população que precisa de mais moradia, transporte e meio ambiente saudável.

Os vereadores Eliseu e Toninho entendem que o Projeto como está, só favorece a especulação imobiliária (construtoras, incorporadoras e investidores) e é contra os interesses da população e da cidade. Segundo Maglio, o Plano Diretor deve apresentar metas concretas, através de um plano de ação. Disse também que o Plano não dialoga com os eventos climáticos severos que ocorreram recentemente, gerando prejuízos ambientais, econômicos e humanos.

Tonhão buscou priorizar o direito a moradia dentro do Plano Diretor, falando da “Cota de Solidariedade” que previa a doação de 10% das moradias para baixa renda, quando as construtoras fizessem empreendimentos acima de 20 mil m2, mas isso fracassou pois, de 33 projetos, apenas 7 foram construidos. Ele também falou que as moradias populares que deveriam ser feitas nos corredores de transporte não saíram do papel porque as construtoras não cumpriram o que dizia o Plano Diretor, e a prefeitura não fiscalizou.

por Tonhão – coordenador de Comunicação MDM

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo