Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 11/05/2015 22:55

Movimentos sociais lançam fórum nesta quarta, Dia Nacional de Combate ao Racismo

Mais de 50 entidades se uniram para lançar o Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, que acontecerá nesta quarta-feira (13).

forum-dos-movimentos-sociais-sp-racismo_670

A data foi escolhida porque desde 1978 marca o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo em referência à Lei Áurea, sancionada nesta data em 1888, abolindo oficialmente a escravidão no Brasil.

O movimento negro escolheu o 13 de maio como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo porque, para os negros brasileiros, a abolição foi inconclusa e, na prática, marginalizou os ex-escravos, expulsando-os para lugares mais longínquos nas cidades e os deixou sem trabalho e sem indenização pelos serviços prestados enquanto escravos.

A iniciativa propõe a construção de bandeiras unitárias, bem como a organização de mobilizações no estado, a exemplo do que tem ocorrido desde o início deste ano frente ao retrocesso de direitos no Congresso Nacional – como a votação do PL 4330, da terceirização ilimitada – e a negligência do governo paulista em temas como o da greve dos professores estaduais deste e de anos anteriores, que cobra educação pública de qualidade e valorização dos servidores”, disse Vanessa Ramos, jornalista.

O lançamento do Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo acontecerá, na Quadra dos Bancários, Rua Tabatinguera, 192 – Centro – São Paulo.

Fonte: Portal CTB

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo