Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 23/02/2018 22:12

Zona sul rejeita nova Lei de Zoneamento e a elitização da Cidade

MDM compareceu em peso na Audiência Pública da Revisão da Lei de Zoneamento proposta por Dória, neste dia 21, no SESC Sto Amaro. Acontece que essa revisão já foi feita a menos de dois anos atrás, e com ampla participação da sociedade civil e dos movimentos de moradia, que conseguiram criar um zoneamento com atenção a moradia, meio ambiente, patrimônio cultural, transporte e mobilidade. Também houve maior controle sobre a especulação imobiliária, taxando as construções maiores e revertendo parte desse recurso para moradia popular.

A revisão quer justamente jogar no lixo toda essa construção que foi feita com a participação de mais de 16 mil pessoas, em dezenas de plenárias e oficinas que aproximou a população de um tema complexo como o urbanismo. O resultado desse debate foi um plano que buscou reorganizar a cidade, deixando-a mais justa e democrática em seus espaços, aonde se busca a inclusão de pessoas de baixa renda em áreas com melhor infraestrutura urbana.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento tenta convencer a população paulistana de que está fazendo apenas “ajustes” na Lei de Zoneamento. A verdade é que a idéia partiu do mercado imobiliário, buscando alcançar maior lucro e prejudicando a população com o caos que isso gera na cidade: prédios sem limite de altura, aumento do número de garagens por apartamento, redução da cobertura vegetal, piora no trânsito e redução no recurso para melhorias urbanas e habitação popular.
Nilda Neves – coordenadora geral do MDM usou da palavra para criticar a proposta do governo Dória, afirmando que “uma lei aprovada a tão pouco tempo, nem pode ser experimentada. Então o que está por trás dessa mudança? Quais são os interesses, perguntou Nilda, uma vez que a população só tem a perder”. Todas as falas, sem exceção, foram contrárias a proposta. Da pessoa da classe média ao cidadão que mora na favela. As propostas foram: plano de bairro, regularização fundiária, urbanização de favelas e produção habitacional – HIS.

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo