Publicado em 16/07/2023 15:47
Após três anos de pandemia, voltou a acontecer o “Encontro da Moradia do MDM”, desta vez, em sua 16ª Edição. O evento reúne todo(as) associados(as) dos núcleos: Taipas, Cidade Tiradentes, Guarapiranga e Piraporinha, além dos convidados de entidades, parceiros, e autoridades públicas. O evento combina duas finalidades: fazer um balanço da luta do movimento, com suas perspectivas, e segundo, confraternizar, comemorando as “Festas Julinas”.
O Encontro foi realizado, neste sábado (15), na sede do movimento, na zona sul, local já tradicional, devido a sua característica rural que cria um clima, típico de São João. Havia muita ansiedade pela retomada do Encontro, tanto que a participação voluntária dos associados nunca foi tão grande. Houve envolvimento nos mutirões de preparação, arrecadação de prendas, e a ajuda dos companheiros da Cooperativa “Bloco da Rua” que emprestaram sua mão de obra para a manutenção do espaço. Os(as) coordenadores(as) também deram a sua contribuição, antes e durante o evento.
Nilda Neves, Coordenadora Geral, fez a abertura do “Encontro”, lembrando dos três anos de sofrimento pelo qual passou o povo brasileiro, por causa da COVID-19 e das perdas de vidas que poderiam ter sido evitadas caso o governo brasileiro não tivesse negado a ciência. Ressaltou ainda a mudança de governo no Brasil, o que permitiu a volta de programas importantes como o Minha Casa Minha Vida, mas também o “Mais Médicos”, o Bolsa Família, e a valorização do salário mínimo.
Segundo Nilda, “hoje temos mais possibilidades para a moradia popular, pois além da volta do MCMV, temos a condição de uso de terras federais, disponibilizadas através da SPU – Secretaria do Patrimônio da União para produção habitacional para as Entidades Habilitadas” no Ministério das Cidades. Ela também falou dos projetos que estão prestes a assinar contrato e iniciar obras: Taipas, Cidade Tiradentes e Guarapiranga.
Entre as autoridades públicas e políticas, estiveram presentes Patryck Carvalho – CAIXA/Brasília, Michelle Ticci – COHAB/SP, Marvia Scardua- Mandato Dep. Fed. Orlando Silva, Alcides Amazonas – Presidente PCdoB/Capital e Maura Augusta – Presidente da FACESP. Todos ressaltaram que o Brasil Voltou, e com ele, a retomada dos programas sociais, dos projetos, da melhora da economia e principalmente, da democracia.
O momento mais festivo contou com o bingo, deliciosas comidas e bebidas típicas juninas e muito forró, com a banda do Beto Sanfoneiro. Havia ainda brincadeira para as crianças, a enorme fogueira e barraca de artesanato com produtos feitos pelas mulheres formadas nas oficinas do Movimento. Ao final, a coordenação do MDM colocou os pares para dançar forró, escolhendo as cinco melhores duplas. Coube ao público presente definir as duas melhores duplas e por fim, a vencedora.
Depois de seis horas do Encontro e da Festa, onde a vida, a luta e a cultura popular foram celebradas, sortearam-se os últimos números da rifa, que tradicionalmente é feita entre os presentes. O Núcleo de Taipas foi o mais sortudo, levando uma parte dos prêmios, nada mais justo, uma vez que também se responsabilizaram por cuidar do bingo. O diferencial desta vez, é que quase todos os associados trouxeram seus familiares, deixando o evento ainda mais acolhedor.
Nossos agradecimentos aos parceiros e apoiadores pelas doações recebidas, Osni da Santos Mártires, a Dona Antônio e a todos do Hortifrui Sabor do Vale – Seasa, que dos doaram alimentos, que foram fundamentais para preparar nossas comidas típicas.
Gratidão por contribuir com o nosso Movimento, seu apoio é muito importante para nós, garante o atendimento digno para a população que necessita de moradia de interesse social.
por Tonhão – Coordenador Comunicação MDM
Compartinhe esta notícia:
Voltar ao Topo