Seu e-mail foi cadastrado com sucesso

Receba nossas novidades por e-mail

Ao enviar seu e-mail você está aceitando receber as novidades da MDM e seus parceiros.

Fechar

Publicado em 09/05/2013 22:50

Movimentos de moradia reúnem-se com governo Haddad

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (08), os Movimentos Unidos pela Habitação, que reúne mais de 60 entidades que lutam por moradia digna na cidade de São Paulo. O secretário de relações institucionais João Antônio disse que o movimento é mais amplo e plural do que o governo imaginava”.

O Muhab, como ficou conhecido o movimento, é uma frente que trabalha com a unidade das entidades de moradia em torno de bandeiras e ações concretas. Nasceu da articulação da eleição do Conselho Municipal de Habitação e a aliança popular que é suprapartidária, ampla e plural perdura até hoje.

Segundo Antônio Pedro, o Tonhão, presidente da Federação Paulista das Associações Comunitárias de São Paulo, as entidades perceberam que de forma isolada não teriam condições de apresentar as suas propostas para o governo municipal.

“Nós atuamos em cima de ações concretas, mas não só isso. Nós queremos influir no debate da política habitacional da cidade. Temos ideias e acúmulo de lideranças que têm longa trajetória de luta e que atuam há mais 20 anos na cidade”, apresentou Tonhão.

O secretário João Antônio recebeu as lideranças e disse que a pluralidade do movimento é muito maior do que o governo imaginava. Ele também se comprometeu à alimentar a relação entre o governo de Fernando Haddad e essas entidades.

Políticas de habitação

O plano de governo para a habitação também foi pauta da reunião. O secretário reafirmou o compromisso de construir 55 mil moradias e disse também que o governo quer ir além desse número, ao buscar um banco de terras para construção de outras 35 mil casas.

Alvo de denúncias, o aluguel social que hoje é de 300 reais, será diminuído, principalmente porque a prioridade será a produção habitacional. Para conseguir mapear todas as possíveis terras para a produção da política habitacional, o governo espera contar com a ajuda do próprio movimento de moradia na identificação dos terrenos.

O secretário espera reduzir o número de ocupações na cidade através do diálogo entre o poder público e as entidades e apresentará todo o plano para a habitação que inclui também urbanização regularização de favelas em uma reunião que terá a participação do secretário da pasta, José Floriano de Azevedo, além da apresentação também do próprio Fernando Haddad.

Clique aqui e veja o ofício de habitação com o texto entregue à COHAB e SEHAB

De São Paulo, Ana Flávia Marx

Fonte: Portal O Vermelho

Compartinhe esta notícia:

Voltar ao Topo